Cerimônia do Jaleco marca momento de transição para alunos de Fisioterapia

Atividade marca início da formação prática dos estudantes

25/03/2024

No dia 6 de fevereiro, alunos do sétimo e oitavo semestre do curso Fisioterapia da UNICID participaram da Cerimônia do Jaleco, um rito importante para a área da saúde.

A tradicional cerimônia é realizada para simbolizar respeito pela profissão, marcando o momento em que os alunos colocam a vestimenta pela primeira vez e fazem o juramento. No caso da Fisioterapia, foi um marco para a nova fase de suas carreiras: o estágio.

“A cerimônia nos proporcionou um momento único e muito simbólico, nos fazendo lembrar que, mais que apenas uma roupa, a responsabilidade que assumimos ao atender nossos pacientes, os compromissos que firmamos ao nos comprometermos com a reabilitação de nossos pacientes. Foi um momento especial que ficará registrado em nossas memórias com carinho e gratidão”, compartilhou a aluna Eloise Pires

A UNICID deseja sucesso para todos os estudantes nessa próxima etapa de suas formações. Que o estágio possa ser uma experiência marcada pelo conhecimento prático e o compromisso com os pacientes!

Confira mais depoimentos de alunos que participaram da Cerimônia:

“Foi uma experiência única, como se fizesse cair a ficha de que agora é pra valer. O juramento serve para uma reflexão, de qual a nossa responsabilidade é dever perante o meu paciente e minha postura dentro da profissão, sem sombras de dúvida foi um dia para guardar na memória e ter orgulho. A única dica seria disponibilizar o juramento antes, para no momento ser mais fácil reproduzir, mas eu amei cada segundo da cerimônia.”

Ana Paula Freitas Pieruci

“Para mim, a cerimônia do jaleco foi a representação de uma nova fase da minha vida. Parece que foi a partir daquele momento que o sonho começou a se concretizar, e de fato, pude dizer “sou fisioterapeuta”. Nunca esquecerei a sensação de viver aquele momento, não só por mim, mas por estar ao lado dos meus amigos que passaram por toda essa trajetória comigo e dos professores que tanto nos apoiam e inspiram!”

Isabel Leal Costa da Silva

“Pra mim a cerimônia do jaleco me fez perceber que ali minha vida iria mudar, e que se tornar fisioterapeuta não era mais um sonho distante, mas sim uma realidade próxima. Passou um filme na minha cabeça, desde o nervosismo do primeiro dia de aula até aquele momento, onde eu estava ao lado de pessoas tão especiais que marcaram a minha vida e que futuramente serão meus colegas de profissão. Não sei expressar tamanha gratidão por esse momento, que com certeza foi um dos mais importantes da minha vida!”

Celina Ramos de Souza