O curso de Doutorado em Educação da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID tem como Área de Concentração Educação e mantém em seu Projeto Pedagógico as referências que norteiam sua proposta de formação. Assumindo a pesquisa como eixo articulador dos planos e ações de docentes e discentes, desenvolve sua proposta curricular contemplando o conhecimento acumulado na Área da Educação e à luz dos debates e desafios que emergem na atualidade, cotejando diversas dimensões de contextos locais, nacionais e internacionais.
Objetivos:
1) Formar pesquisadores qualificados para a pesquisa e para o exercício de atividades no âmbito da docência, da gestão e das políticas públicas em Educação;
2) Contribuir para o avanço da pesquisa em educação e para a difusão do conhecimento em contextos nacional e internacional;
3) Ampliar e consolidar a internacionalização do Programa, mediante acordos de cooperação científica e participação de seus pesquisadores em redes de pesquisa internacionais.
O curso de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID tem como Área de Concentração Educação e assume a pesquisa como eixo articulador dos planos e ações de docentes e discentes.
O Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado e Mestrado) organiza-se por meio de duas Linhas de Pesquisa: Subjetividades, Formação e Aprendizagens e Políticas Públicas de Educação, que congregam projetos, disciplinas e atividades programadas.
Constituem objetivos do curso:
• Formar pesquisadores capazes de contribuir para o processo de produção e difusão do conhecimento em Educação;
• Formar profissionais habilitados para a docência no Ensino Superior;
• Formar profissionais capazes de compreender e intervir em cenários educacionais complexos, com vistas a subsidiar, particularmente, políticas públicas na área da Educação.
Setor de Apoio Acadêmico
Fone:
(11) 3385-3015E-MAIL:
stricto.sensu@cruzeirodosul.edu.brProf. Dr. Roberto Gimenez
Prof. Dr. Eric Ferdinando Passone
Prof. Dr. Roberto Gimenez
Coordenação Adjunta
Prof. Dr. Eric Ferdinando Passone
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação integra a Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID, instituição privada criada em 1972, localizada no município de São Paulo.
Desde sua criação, a UNICID, além de contar com cursos reconhecidos nas Áreas de Saúde e de Exatas e Humanas, vem atendendo às demandas de formação de Profissionais de Educação dos municípios que compõem a grande São Paulo, destacando as Licenciaturas (História, Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas, Matemática e Educação Física).
Dentro desse contexto, o Programa Pós-graduação Stricto Sensu em Educação vem se consolidando como centro de pesquisa, ensino e extensão, sendo o único Programa de Pós-graduação em Educação oferecido na Zona Leste da cidade.
Cumpre destacar que na última avaliação trienal o Programa teve sua nota aumentada de 4 para 5 o que atesta o reconhecimento pela Comissão de Avaliação da Área de Educação do empenho do Programa no sentido de aprimorar e consolidar o trabalho que vem sendo realizado.
Pode-se dizer que o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da UNICID insere-se no panorama nacional, regional e local, tendo como marca o compromisso com a educação de qualidade, mantendo para isso altos investimentos no corpo docente qualificado e na modernização de sua infraestrutura. O aumento da nota do Programa, fato esse ancorado na crescente e sólida produção docente e discente alicerçada, por sua vez, no apoio de agências de fomento aos projetos de pesquisa, refletem a maturidade alcançada pelo Programa.
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação integra a Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID, instituição privada criada em 1972, localizada no município de São Paulo.
Desde sua criação, a UNICID, além de contar com cursos reconhecidos nas Áreas de Saúde e de Exatas e Humanas, vem atendendo às demandas de formação de Profissionais de Educação dos municípios que compõem a grande São Paulo, destacando as Licenciaturas (História, Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas, Matemática e Educação Física).
Dentro desse contexto, o Programa Pós-graduação Stricto Sensu em Educação vem se consolidando como centro de pesquisa, ensino e extensão, sendo o único Programa de Pós-graduação em Educação oferecido na Zona Leste da cidade.
Cumpre destacar que na última avaliação trienal o Programa teve sua nota aumentada de 4 para 5 o que atesta o reconhecimento pela Comissão de Avaliação da Área de Educação do empenho do Programa no sentido de aprimorar e consolidar o trabalho que vem sendo realizado.
Pode-se dizer que o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da UNICID insere-se no panorama nacional, regional e local, tendo como marca o compromisso com a educação de qualidade, mantendo para isso altos investimentos no corpo docente qualificado e na modernização de sua infraestrutura. O aumento da nota do Programa, fato esse ancorado na crescente e sólida produção docente e discente alicerçada, por sua vez, no apoio de agências de fomento aos projetos de pesquisa, refletem a maturidade alcançada pelo Programa.
Educação
Investiga processos de formulação, implantação e implementação de Políticas Educacionais. Privilegia temáticas voltadas para a gestão de sistemas, redes e unidades de ensino, abrangendo diferentes níveis, etapas e modalidades. Contribui para a elaboração de subsídios que apoiem o equacionamento de questões referentes à direção escolar, coordenação pedagógica e órgãos gestores de secretarias e de instituições de Ensino Superior.
Educação
Investiga os processos formativos de atores escolares, relacionando-os à construção identitária. Oferece elementos para se pensar questões da aprendizagem, da formação e das práticas profissionais, considerando suas dimensões, psicológicas, sociológicas, históricas e políticas.
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Aportes teórico-metodológicos das Ciências Sociais e Humanas que fundamentam as pesquisas na área da Educação. Panorama de temas e problemas relevantes na Educação Brasileira. Identificação e análise de aspectos pertinentes aos interesses de pesquisa do corpo discente nas duas Linhas de Pesquisa do Programa. Delineamento e a estruturação de projetos de pesquisa.
ALVES-MAZZOTTI, A. J. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006.
ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro, 2005.
AZANHA, J. M P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.
BAUER, M. e GASKELL, G. P. Pesquisa qualitativa com contexto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2005.
BECKER, Howard. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007
DEMO, P. Pesquisa participante; saber pensar e intervir junto. Brasília: Liber Livro, 2004. DIONNE, H. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Brasília: Liber Livro, 2007. FRANCO, M.L.B. Análise do Conteúdo. Brasília: Plano, 2003.
GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livros, 2007 (cap. I).
GOLDEMBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 2004.
IBIAPINA, I.M.L.de M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2008.
STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011 – pg – 81-100.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Edusp/Editora Gente/Instituto Ayrton Senna, 2004.
MARTINS, Ângela Maria. Estudos em Políticas Educacionais: uma discussão metodológica. In: MARTINS, Ângela Maria, WERLE, Flávia Obino Corrêa (orgs.). Políticas Educacionais: elementos para reflexão. Porto Alegre: Capes/Redes editora, 2010, p. 21-48.
SZYMANSKI, H (org.) A entrevista em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro, 2010.
VIANA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Liber Livro, 2007.
ZAGO, Nadir, CARVALHO, Marília Pinto, VILELA, Rita Amélia (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
A disciplina se configura como espaço privilegiado de estudos e análises a respeito do campo da formação, com vistas a ampliar a compreensão acerca das questões que envolvem o trabalho docente. Considera os processos intersubjetivos, bem como o contexto e os condicionamentos sociais, políticos e culturais, presentes na constituição de identidades profissionais.
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.
CHARLOT, Bernard. Da relação do saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013. FURLANETTO, E. C. Formação de formadores: um território a ser explorado. Psicologia da Educação, v. 32, p. 131-140, 2011.
GATTI, Bernardete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010
LOPES, Alice Casimiro; BORGES, Veronica. Formação docente, um projeto impossível. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 157, p. 486-507, Sept. 2015 .
LÜDKE, Menga; BOING, Luiz A. Do trabalho à formação de professores. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p. 428-451, maio/ago. 2012.
ROLDÃO, Maria do Céu et al. O conhecimento profissional dos professores – especificidade, construção e uso: da formação ao reconhecimento social. Revista Brasileira de Formação de Professores, v. 1, n. 2, p. 138-177, set. 2009.
VAILLANT, Denise. Análisis y reflexiones para pensar el desarrollo profesional docente continuo. Educar. n especial, p. 55-66, 2014.
Aportes teórico-metodológicos das Ciências Sociais e Humanas que fundamentam as pesquisas na área da Educação. Panorama de temas e problemas relevantes na Educação Brasileira. Identificação e análise de aspectos pertinentes aos interesses de pesquisa do corpo discente nas duas Linhas de Pesquisa do Programa. Delineamento e a estruturação de projetos de pesquisa.
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Organização do sistema educacional brasileiro em perspectiva histórica. Aspectos e condicionantes da legislação educacional: LDB; FUNDEB; Conselhos de Educação; Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação. Educação escolar como direito público fundamental no âmbito da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Educação superior no Brasil. Políticas de avaliação em larga escala e indicadores na gestão da educação básica e superior. Conceito de qualidade em educação no campo educacional.
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Temáticas atuais e ou de complexidade teórica, relacionados ao campo de pesquisa em políticas educacionais conforme caracterização e detalhamento específicos. Pesquisas recentes realizadas pelos docentes do programa de pós-graduação em educação da Unicid e ou em conformidade com as temáticas pesquisadas pelos alunos.
OBS.: Nessa disciplina, a bibliografia está referida à temática e conceitos abordados no momento em que é oferecida.
Exame e aprofundamento de aspectos constituintes da pesquisa educacional com destaque para os temas desenvolvidos nas linhas de pesquisa Políticas Públicas de Educação e Sujeitos, Formação e Aprendizagem. Discussão da educação enquanto campo de pesquisa. Problematização de diferentes aportes teórico-metodológicos presentes no campo educacional. Métodos e técnicas de pesquisa em educação. Análise conceitual e linguagem educacional. Principais tendências dos objetos de pesquisa em educação. Revisão e discussão dos projetos de pesquisa dos doutorandos.
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