Internacionalização
Os estudos, pesquisas e orientação pós-graduada realizados pelas duas linhas de pesquisa do Programa têm se destacado por recortes temáticos com foco no diálogo com as demandas sociais e campos lacunares do conhecimento, abrangendo questões em âmbitos local, regional, nacional e internacional. Nesses termos, os resultados, discutidos e apresentados na produção científica docente e discente do Programa, têm contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento e a inovação científica no que concerne à pesquisa educacional, bem como à formação de recursos humanos para a área da Educação.
PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES VISITANTES ESTRANGEIROS EM ATIVIDADES DO PPGE DA UNICID
2020
a)-Conceição Leal (Universidade de Évora, Portugal), “A pesquisa (auto)biográfica em tempos de pandemia: análise de dados”.
2019:
a) Maria Teresa Santos (Universidade de Évora), “Civilidade e educação: um estudo do Compêndio de Civilidade em forma de diálogo para o uso dos meninos de ler, escrever e contar”;
b) Mireya Lozada Santelis (Universidad Central de Venezuela – Processo FAPESP18/07668-0), “Democracia y convivência: el desafio educativo”, no âmbito do Projeto Dinâmicas psicossociais no campo da educação: transformações e resistências na América Latina, coordenado por Adelina Novaes.
c) Choukri Ben Ayed (Université de Limoges), Sylvain Broccolichi (Université de Artois) e Sergio Martinic (Universidad de Uaysen) no Seminário Implementação de Política Educacionais e Desigualdade Escolar, no âmbito do projeto apoiado pela Fapesp processo 2018/11258-67, coordenado por Vanda Mendes Ribeiro.
2018:
a) Ivana Marková (University of Stirling – Processo FAPESP 2017/10620-7) e b) Mireya Lozada Santelis (Universidad Central de Venezuela – Processo FAPESP: 2018/07668-0) que desenvolveram atividades de pesquisa e docência junto aos grupos de pesquisas.
ACORDOS DE COOPERAÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL
a) Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM-UNICID): iniciado em 2017, o Acordo de cooperação científica, entre a UNAM e UNICD, prevê a realização de projetos de pesquisa conjuntos e intercâmbio de pesquisadores, envolvendo professores e mestrandos. O Acordo é coordenado na UNICD por Adelina Novaes e no CRIM-UNAM por Serena Eréndira Serrano Oswald.
b) Universidade de Lisboa (UL-UNICID): firmado em 2018, o Acordo é coordenado, no Brasil, por Ângela Maria Martins (UNICID e FCC) e, em Portugal, por Mariana Gaio Alves (UL). O acordo prevê missões de estudos e pesquisas, cursos e publicações conjuntas.
c) Universidade de Minho (UMINHO-UNICID): assinado em 2013, integra ações da UNICID e da Fundação Carlos Chagas e prevê a realização de missões de estudos, participação em seminários, atividades de pesquisa e intercâmbios de professores. O Acordo é coordenado no Brasil por Angela Maria Martins (UNICID e FCC) e, em Portugal, por Licínio Carlos Lima (Depart. Ciências Sociais da Educação/Campus de Gualtar, Braga, Portugal).
d) Universidade Aberta (UAb-UNICID): firmado em 2018, é coordenado no Brasil, por Roberto Gimenez (UNICID) e, em Portugal, por Dalinda Pacheco Moreira do Grupo de Estudos sobre Interculturalidade da Universidade Aberta de Lisboa/Pesquisadora do Centro de Estudos sobre Migração e Relações Internacionais. Este acordo tem por objetivo o desenvolvimento de projetos voltados à compreensão dos contextos escolares e seus respectivos desdobramentos para a aprendizagem e inclusão.
e) Universidade Nova de Lisboa (NOVA-UNICID): iniciado em 2016, é coordenado, no Brasil, por Angela Maria Martins (UNICID-FCC) e, em Portugal, por Mariana Gaio Alves (NOVA). O acordo prevê missões de estudos, cursos e publicações conjuntas.
f) Universidade de Aysén: iniciado em 2020 é coordenado no Brasil pelo Prof. Roberto Gimenez e no Chile pelo Prof. Sergio Martinic Valencia e está voltado para a compreensão das práticas de inclusão em sala de aula, prevê cursos, participação de estudantes e publicações conjuntas.
PARTICIPAÇÃO EM REDES DE PESQUISA INTERNACIONAIS
a) Réseau Mondial Serge Moscovici de Fondation Maison des Sciences de l’Homme (FMSH, França). Vincula-se a essa rede internacional de pesquisadores, a Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici, coordenada por Lúcia Villas Bôas (UNICID e FCC), com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo. O objetivo da vinculação dos pesquisadores do PPGP-GE à rede REMOSCO e à Cátedra é fortalecer os estudos ancorados na Teoria das representações sociais, nas linhas de pesquisa do PPGP-GE -UNICD. Em 2018, no âmbito dessa parceria, Ivana Marková ministrou um seminário avançado no PPGP-GE da UNICID, com financiamento da FAPESP (FAPESP- 2017/10620-7).
b) Red de Investigación Historia y prospectiva de la Universidad Latinoamericana (HISULA), em associação com a Red del Doctorado de Ciencias de la Educación de Rudecolombia e o Centro de Investigación de Excelencia en Educación, Ciencias Sociales y Humanas – Vindimia, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Constituiu-se a partir da iniciativa de vários grupos de pesquisa latino-americanos da qual participa Celia Maria Haas (UNICID).
c) Rede de Pesquisa “Latinoamérica en movimiento: miradas psicossociales”, coordenada por Mireya Lozada Santelis (Universidad Central de Venezuela) e Adelina Novaes (UNICID e FCC) vem se configurando a partir da confluência de estudos psicossociais realizados na Argentina, no Brasil, na Colômbia, na Venezuela e no México em torno de dinâmicas sociais de distintos contextos latino-americanos. Participa dessa rede também Lúcia Villas Bôas (UNICID e FCC).
d) Red INFEIES (Red de Estudios e Investigaciones Psicoanalíticas e Interdisciplinarias en Infancia e Instituciones) e da RUEPSY (Réseau Universitaire International d’Études d’Éducation et de Psychanalyse) das quais participa Eric Passone (UNICID).
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