Desde 2010, o PPG-FT desenvolve uma série de projetos de pesquisa envolvendo o conceito de Prática Baseada em Evidências (PBE). Esses projetos de pesquisa envolvem a realização de estudos controlados aleatorizados e revisões sistemáticas que auxiliam clínicos em suas tomadas de decisão nas mais diferentes vertentes da prática do fisioterapeuta. Dentro desse contexto, há uma disciplina da PBE que é ministra da para os alunos do PPG-FT. Com o passar dos anos, foi nítido o crescimento de atividades de PBE que os egressos realizam nas universidades que trabalham ou em cursos de educação continuada, seja em cursos livres ou em atividades de pós-graduação lato sensu. A UNICID é uma das universidades brasileiras pioneiras na inserção do conceito de PBE em curso de Graduação. Há disciplina de PBE na graduação em Fisioterapia e em todos os cursos de Especialização da UNICID. Todos os docentes do PPG-FT são treinados em metodologias de aplicação da PBE e esses conceitos são repassados para os alunos de Graduação e Pós-Graduação. Desta forma, todos os discentes são capazes de formular perguntas clínicas, definir o melhor delineamento de pesquisa para responder às suas perguntas, localizar artigos em bases de dados, interpretar o artigo e implementar os resultados de pesquisa em sua prática clínica. Adicionalmente, parte dos egressos do programa estão inseridos em cursos de Graduação em todas as regiões do Brasil, nos quais implementam esta prática, como por exemplo, o egresso de mestrado, Luiz Scola, que é professor da cadeira de PBE na UNIP e o professor Maurício Magalhães que é professor de PBE na UFPA. O Brasil é o país que mais acessa a base de dados Physiotherapy Evidence (PEDro: www.pedro.org.au), com 26% de todos os acessos (https://pedro.org.au/english/learn/pedro-statistics/). Entendemos que grande parte desses acessos vem do esforço de uma série de projetos/atividades/treinamentos do PPG-FT, que formou multiplicadores deste conhecimento para todas as partes do país.
1) A Profa. Dra. Lunardi é orientadora do estudo que ficou em primeiro lugar como Melhor Trabalho Científico no 1o Fórum de Saúde Baseada em Evidência, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3a Região (CREFITO-3): CPAP no paciente com derrame pleural drenado: Estudo de implementação de evidência científica na prática clínica (2022).A Profa. Lunardi foi avaliadora do Prêmio Primícia de Trabalho de Conclusão de Curso do CREFITO 4- MG (2022 a 2024).A Profa. Lunardi é integrante convidada do Programa McMaster Online Rating of Evidence (MORE) da McMaster University no Canadá, desde 2024.
2) O Prof. Dr. Bruno Tirotti Saragiotto liderou estudos inovadores sobre dor lombar, demonstrando a ineficácia do paracetamol no tratamento dessa condição. Essas evidências resultaram na revisão de diretrizes clínicas em países como Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Além disso, suas pesquisas sobre exercícios de controle motor para dor lombar influenciaram recomendações da Organização Mundial de Saúde e de diversas diretrizes nacionais, impactando diretamente a prática clínica global.O Prof. Saragiotto desenvolveu e implementou plataformas de telessaúde para ampliar o acesso ao tratamento da dor musculoesquelética em países de baixa e média renda, como, por exemplo, o projeto Educador. Durante a pandemia, suas iniciativas permitiram a capacitação de mais de 4.000 fisioterapeutas no Brasil e contribuíram para a criação de uma estrutura nacional de regulamentação da telessaúde em Fisioterapia, em parceria com o Conselho Nacional de Fisioterapia.O Prof. Saragiotto iniciou uma linha de pesquisa inovadora sobre o uso de chatbots baseados em inteligência artificial para responder a perguntas frequentes de pacientes com dor lombar. Essa iniciativa resultou em publicações de alto impacto, financiamento interno e a submissão de um projeto ao Medical Research Future Fund (MRFF) para expandir a investigação sobre inteligência artificial na tomada de decisões clínicas.A produção científica do Prof. Saragiotto gerou ampla repercussão midiática, com seus estudos sendo destacados em veículos como The New York Times, The Guardian e rádios internacionais. Além disso, sua colaboração com a Organização Mundial de Saúde contribuiu para a formulação de diretrizes globais de reabilitação, consolidando a influência de suas pesquisas no desenvolvimento de políticas públicas em saúde.
3) O Prof. Dr. Cesar Ferreira Amorim é orientador da tese de doutorado intitulada Validação de um protocolo de avaliação cinemática e intervenção ergonômica no ciclismo, do discente Robson Dias Scoz, indicada para participar do Prêmio Capes de Tese 2023. O discente sob a orientação do Prof. Amorim se destacou pela relevância dos estudos desenvolvidos na tese e seu impacto científico, econômico, sociocultural, educacional e tecnológico, o que proporcionou a sua contratação pela Entidade Educacional de Ensino Superior de Portugal, Egas Moniz, sediada na cidade de Lisboa. Além disso, o impacto social foi tão expressivo que o discente Robson Dias Scoz participou do processo seletivo na Universidade do Texas, Estados Unidos, e foi selecionado para integrar o corpo docente do Departamento de Fisioterapia da Universidade do Texas como professor associado permanente.O Prof. Amorim está como professor associado da University of Quebec (Canadá), conforme Résolution cex-4892 – Université du Québec, por um período de três anos(início retroativo em 31 de outubro de 2024 e término em 30 de outubro de 2027).
4) A Profa. Dra. Cristina Maria Nunes Cabral é colaboradora do Núcleo de avaliação de tecnologias em saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos e ajudou na redação de duas notas técnicas sobre a incorporação de novos medicamentos na assistência hospitalar, além da publicação de um artigo.A Profa. Cabral é orientadora de ensaios controlados aleatorizados citados por diretrizes, que recomendam a realização de exercícios do método Pilates no tratamento de pacientes com dor lombar crônica.A Profa. Cabral coordena o grupo de pesquisa em Avaliação econômica, juntamente com a Profa. Gisela Cristiane Miyamoto, da Universidade Cidade de São Paulo em conjunto com a Universidade de São Paulo campus Ribeirão Preto, que foi precursor na realização de ensaios controlados aleatorizados com avaliação econômica na Fisioterapia.
5) A Profa. Dra. Eneida Yuri Suda ganhou o Northwestern University Travel Award, no International Society of Electromyography and Kinesiology (ISEK), em 2016, pelo trabalho Multichannel SEMG Activity and Force Variability during isometric contractions at low level forces in diabetic individuals, que ficou entre os dez melhores trabalhos apresentados por alunos de doutorado e pós-doutorandos.A Profa. Suda ganhou o prêmio World Council of Biomechanics Travel Award, do Conselho Mundial de Biomecânica em 2018, pelo envolvimento no desenvolvimento da pesquisa e ensino em Biomecânica em seu país, entre dez pesquisadores selecionados entre os países em desenvolvimento.A Profa. Suda ganhou os prêmios de primeiro e segundo lugar entre os temas livres orais no IV SUDESFIR – Congresso do Sudeste de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva da ASSOBRAFIR, na categoria Terapia Intensiva Neonatal em 2023.A Profa. Suda participou do desenvolvimento, implementação e validação do software Sistema de apoio à decisão para a classificação da polineuropatia diabética, patenteado sob o registro BR512016001776-7. O software fornece uma estimativa do grau de severidade da polineuropatia do paciente diabético e foi desenvolvido com inteligência artificial baseado em informações clínicas. Ele foi desenvolvido para que profissionais da área da saúde possam utilizá-lo sem a necessidade de especialistas, e assim decidir a melhor conduta clínica de acordo com a condição do paciente, e está disponível gratuitamente em https://www.usp.br/labimph/fuzzy/
6) A Profa. Dra. Flavia Silva Arbex Borim está, desde 2024, como membro associado do IPADS (Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social), reconhecido como organização de interesse público da sociedade civil (OSCIP). O IPADS atua na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento social e com a melhoria da qualidade de vida da população, apoiando a formulação, implantação e avaliação de políticas, programas e projetos.A Profa. Borim coordena, junto com Mariana Reis Santimaria, o Grupo de Estudo Saúde e Envelhecimento do Programa de Estudos em Políticas e Sistemas de Saúde (PEPSS– IPADS em Rede). O PEPSS–IPADS em Rede foi criado com o propósito de possibilitar a reunião, em ambiente virtual, de um conjunto de profissionais que vem ao longo dos anos, de diferentes formas, se dedicando a construção do Sistema Único de Saúde no Brasil. Ele pretende se constituir num espaço de reflexão, análise e posicionamento crítico em relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da política e dos sistemas de saúde existentes no Brasil, formulando contribuições ao seu aperfeiçoamento
7) O Prof. Dr. Leonardo Oliveira Pena Costa é responsável pelo desenvolvimento de material educativo disponível de forma aberta e ampla ao público, com duas frentes:PBEcast: o PBEcast é um podcast que foi lançado em 2023 e já possui 101 episódios gravados e disponíveis gratuitamente no Youtube e Spotify. O PBEcast possui mais de 250 mil visualizações e está em décimo lugar na categoria “ciência” no Spotify Brasil. É um podcast que fala sobre Prática Baseada em Evidências nas mais diversas áreas da saúde, além de tópicos no desenvolvimento de pesquisa, beneficiando alunos de mestrado, doutorado e iniciantes em pesquisa (https://www.youtube.com/@pbecast).Instagram @leo_costa_pbe: trata-se de um canal no Instagram que possui mais de 350 mil seguidores e que oferece “pílulas” de conteúdo em ciências da saúde e prática baseada em evidências diariamente.
8) A Profa. Dra. Luciana Dias Chiavegato coordena o Ciclo de Palestras em Fisioterapia do Departamento de Fisioterapia da Sociedade Paulista de Pneumologia (SPPT).A Profa. Chiavegato participa da Residência Multiprofissional da Universidade Federal de São Paulo: Vice coordenação da COREMU, Coordenação do Programa de Distúrbios Respiratórios Clínicos e Cirúrgicos e Tutora do Programa em Transplante e Captação de Órgãos.
9) A Profa. Dra. Monica Perracini
coordena as Redes de Pesquisa: Remobilize e PrevQuedas Brasil.
A Profa. Perracini liderou a articulação da Carta-Manifesto para prevenção de quedas no Sistema Único de Saúde, fomentando o desenvolvimento de um Plano Nacional de Prevenção de Quedas.
A Profa. Perracini atua como co-líder do working group Falls in Developing Countries do World Falls Guidelines (https://worldfallsguidelines.com/working-groups).
A Profa. Perracini assessorou e redigiu dois documentos técnicos na Organização Mundial da Saúde: Long-term care for older people: package for universal health coverage. Geneva: World Health Organization; 2023 e Framework for countries to achieve an integrated continuum of long-term care. Geneva: World Health Organization; 2021.
A Profa. Perracini é membro do Board executivo da Fragility Fracture Network Global, atualmente a presidente do Comitê de Educação .
A Profa. Perracini é membro da Red Interuniversitaria de Envejecimiento Saludable, Latinoamérica y Caribe (RIES-LAC)/COMLAT-IAGG.
10) A Profa. Dra. Rosimeire Simprini Padula tem atuado na realização de estudos voltados para demandas práticas no contexto da saúde do trabalhador e ergonomia como Pesquisas sobre Instrumentos de Análise da Exposição Biomecânica Ocupacional – métodos utilizados por profissionais que precisam ser aprimorados e testadas as propriedades de medida. Estas pesquisas tiveram financiamento FAPESP, e são o projeto da bolsa produtividade em pesquisa. Os estudos foram apresentados em congressos nacionais, como da Associação de Fisioterapia do Trabalho (ABRAFIT), COBRAF, CONFITOSP e CREFITO-3, publicados em anais e como artigo científico. Foram realizados treinamentos para profissionais e discentes de graduação e pós-graduação, a partir da elaboração de vídeos sobre os métodos observacionais QEC, RULA, REBA e Strain Index, para orientações sobre aplicação.
A Profa. Padula orienta estudos sobre Avaliação em Saúde do Trabalho, envolvendo alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica a partir de uma demanda da atuação do Fisioterapeuta do Trabalho. A partir de uma pesquisa inicial com os profissionais, foi identificada a necessidade de estudos sobre o tema, desde adaptação de métodos, revisões sistemáticas e capítulo de livro para instruir profissionais e pesquisadores sobre a estrutura da avaliação, que é uma publicação inédita e contribui para avanços na discussão sobre o tema (Padula RS, Santos LHM, Franchi UM, Dantas RG. Avaliação em Saúde do Trabalhador. In: PROFISIO Programa de Atualização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica; organizadores: Marcelo Fara Silva, Rafael Inácio Barbosa – Porto Alegre: Artmed Panamericana, 4v, p.10-34, 2024). Foram ministradas palestras a convite de profissionais e universidades em eventos científicos, e os debates sobre o tema envolvendo todas as partes interessadas. Em 2025 ao assumir a Diretoria Científica e de Educação Permanente da ABRAFIT (Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho) será possível ampliar as discussões, envolvendo profissionais, pesquisadores e tendo o apoio do Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO) e dos Conselhos Regionais (CREFITOs).
11) A Profa. Dra. Sandra Maria Sbeghen Ferreira de Freitas é coordenadora responsável pelo Laboratório de Análise do Movimento I da Universidade Cidade de São Paulo.A Profa. Freitas é líder do grupo de pesquisa de Análise do Movimento da Universidade Cidade de São Paulo.
12) A Profa. Dra. Sandra Regina Alouche foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Cidade de São Paulo de 2006 a 2022.A Profa. Alouche é orientadora do estudo que ficou em segundo lugar como melhor apresentação oral no evento VII Congresso Brasileiro De Fisioterapia Neurofuncional promovido pela ABRAFIN (Panorama da intervenção na função de membro superior de pacientes graves e crônicos pós acidente vascular cerebral no brasil: uma survey transversal. Marilia Escudero Cecconi, Gabriela da Silva Matuti, Sandra Regina Alouche).A Profa. Alouche orientou o estudo que recebeu o prêmio Best Abstract Awards no VI Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, promovido pela ABRAFIN em 2021.
13) A Profa. Dra. Tatiane Silva é orientadora de estudos apresentados em importantes congressos nacionais, como o COBRAF, e internacionais, como o International Forum for Back and Neck Pain Research in Primary Care.A Profa. Silva participa da organização e desenvolvimento do Curso de Apresentação em Conferências para alunos de pesquisa na área da saúde.
14) Os estudos produzidos pelo grupo de pesquisa da Profa. Tie Parma Yamato têm reconhecimento nacional e internacional através de prêmios e divulgação em mídia. Por exemplo, em 2021, duas orientandas de doutorado receberam o prêmio de melhor apresentação (poster e oral) no Back and Neck Pain Forum 2021. Em 2023, uma orientanda de doutorado recebeu o prêmio de Melhor Estudo de Acordo com a Avaliação do Paciente, também no Back and Neck Pain Forum. Em 2024, o estudo de prevalência de dor musculoesquelética conduzido por uma orientanda de mestrado foi divulgado em diversos canais de mídia, incluindo entrevistas na Globo e reportagens na Veja, alcançando mais de 30 milhões de pessoas. Em 2024, minha orientanda de doutorado recebeu, juntamente com a Profa. Yamato, o Prêmio Capes de Melhor Tese na Área 21.A Profa. Yamato liderou o desenvolvimento de um estudo inovador para criar um conjunto de valores para o EQ-5D-Y-3L recrutando amostras independentes e representativas para um Experimento de Escolha Discreta (do inglês Discrete Choice Experiment – DCE) (n=1.1.52) e uma entrevista Composite Time Trade-Off (CTTO) (n=211). Esse conjunto de valores pode ser útil na América do Norte, Central e do Sul. No Brasil, o conjunto de valores permite a investigação de tecnologias de saúde para crianças. Esse estudo foi financiado pelo Grupo EuroQol e a Profa. Yamato foi a aplicante principal para a verba de pesquisa ($131.000,00).
Para acessar o Teste Vocacional e descobrir a carreira certa para você, preencha os campos abaixo.
É bem rapidinho!
Para que possamos agendar a sua vista, preencha o formulário abaixo.