Egressos


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Egressos (Informações sobre egressos de destaque)

Atualmente, grande parte dos egressos do PPGP-Ge são profissionais que atuam na escola pública – Centro Paula Souza – autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que administra 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – autarquia do Governo Federal de ensino organizado em estrutura 25 campi divididos pelo estado de São Paulo; do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) – instituição brasileira de educação profissional aberta a toda a sociedade; das redes de Educação Estadual (São Paulo, Maranhão, Pará, e Rio de Janeiro) e Municipal (São Paulo, Susano, Barueri, Santo André, Osasco, Poá, Ilha Solteira, Caraguatatuba dentre outros. Ocupam cargos de gestão de diferentes níveis da Educação: BÁSICA: Creche, educação de 4 e 5 anos, Ensino Fundamental, Médio, Educação Técnica. O programa também atua na Educação Superior vinculada a rede privada de educação – Fundação Instituto de Administração (FIA), Unisantana, Universidade Anhanguera, UDF Centro Universitário de Brasília, Escola Paulista de Direito, Faculdades Integradas Campos Sales dentre outras).

 

Podemos destacar alguns EGRESSOS(AS), vinculados(as) à EDUCAÇÃO BÁSICA:

1) EDUARDO PAIVA OLIVEIRA: DIRETOR efetivo da Escola Municipal de Educação Infantil EMEI Prof.ª. Neyl Gomes Martin (Jardim Catarina Distrito: Aricanduva – DRE: Diretoria Regional de Educação Itaquera; município de São Paulo. É MEMBRO ELEITO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES (CREP) órgão diretivo do Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (SINESP);

 

2) MIRIAM CASTRO MARQUES: EQUIPE GESTORA do Departamento Pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA, no Campus Belém). É Pedagoga no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Belém, onde atuou como: chefe do Observatório do mundo do Trabalho e de políticas para o egresso; coordenadora adjunta do curso de Pedagogia na UAB; assessora da Direção de Ensino do Campus; Coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas; Pesquisadora Institucional Auxiliar; Organizadora de aplicação do PIZA; membro colaborador da Comissão Própria de Avaliação (CPA); Atualmente é membro da comissão de elaboração do Plano de desenvolvimento do Campus Belém (PDC); dos colegiados dos cursos Técnico em Edificações (integrado ao ensino médio e subsequente ao ensino médio), do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública; do NDE do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia UAB.

 

3) ALICE ANTÔNIA DONDONI NETA: DIRETORA ADJUNTO EDUCACIONAL Instituto Federal de São Paulo/Câmpus Boituva. Tem enquanto funções: organizar e analisar a legislação educacional e orientar a comunidade acadêmica sobre sua aplicação; participar e orientar as comissões para elaboração e reformulação de Projetos Pedagógicos de Cursos; analisar e emitir parecer sobre os Projetos Pedagógicos dos cursos e participar dos processos de reconhecimento; orientar o preenchimento dos diários de classe em consonância com as normas legais vigentes; planejar, coordenar e presidir os Conselhos de Classe Pedagógico Consultivo e Deliberativo; participar de Colegiados de Curso; participar da organização do planejamento escolar, em conjunto com a Gerência Educacional; participar da organização do calendário acadêmico; orientar o corpo docente quanto ao processo de ensino-aprendizagem, em conjunto com os coordenadores de curso/área e os demais profissionais da Coordenadoria Sociopedagógica; orientar o corpo discente quanto ao processo de ensino-aprendizagem, juntamente com os demais profissionais da Coordenadoria Sociopedagógica; planejar e participar das reuniões de pais; mediar a construção do Projeto Político-Pedagógico do campus; participar de Reuniões de Área, no tocante às ações pedagógicas; participar das ações inclusivas do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE); elaborar relatórios, pareceres e documentos específicos à sua área de atuação; realizar a supervisão pedagógica; orientar a aplicação da legislação educacional vigente; prestar atendimento ao estudante no que tange as questões pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem e à frequência escolar, orientando e fazendo os encaminhamentos necessários. Atualmente é membro das comissões: de Matrícula do Campus Boituva; de elaboração do projeto do curso de especialização em formação e professores em educação bilíngue para surdos; de Elaboração e Implementação do Curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio; de Acompanhamento das Discussões da Base Nacional Comum Curricular, Substitutivo ao Projeto de Lei n. 6.840/2013 e Diretrizes para os Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Integrada do IFSP. Membro dos colegiados: do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; do Grupo de Revisão de PPC do Curso Técnico em Secretaria Escolar a Distância, do Programa Pró Funcionário. Também compõem outras equipes, tais como: o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE; Subcomissão para Permanência e Êxito dos Estudantes; da Equipe de Formação Continuada do Campus Boituva.

 

4) RENATA COTTET: GESTORA ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA na Associação de Mães e Senhoras do Parque Pan-americano (APANA) – entidade privada –, que presta atendimento em três creches conveniadas do Município de São Paulo. Tem como função: administrar as três creches, todas situadas na Zona Oeste de São Paulo, mais precisamente em Pirituba, desde 2014. Esta associação presta atendimento a 445 crianças, demonstrando a sua adequação às diretrizes e metas estabelecidas na legislação pertinente. São elas:

a) Unidade I – atende 173 crianças
b) Unidade II – atende 161 crianças. e
c) Unidade III – atende 91 crianças.

 

5) MARCIO DE PAULA EVANGELISTA: COORDENADOR PEDAGÓGICO do Escola técnica Professor Aprígio Gonzaga pertencente à rede de Educação do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia do governo do estado de São Paulo. Tem como função: gerenciar e coordenar as atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem, em conjunto com os coordenadores de curso; organizar e analisar dados estatísticos quanto ao desempenho dos alunos por curso e por módulo; planejar e analisar as atividades escolares, em conjunto com os coordenadores de curso; coordenar com a Direção a (re)construção do projeto político-pedagógico; acompanhar, implementar a execução e avaliar o desenvolvimento do projeto político pedagógico; programar ações que viabilizem a formação dos docentes, buscando a qualificação continuada dos educadores; construir um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos; participar de bancas de processo seletivo e concurso público com o intuito de avaliar os candidatos quanto o procedimento pedagógico; orientar e acompanhar os docentes na definição de instrumentos diversificados de avaliação, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem; acompanhar os casos previstos na Deliberação 11/1996 e; analisar e dar parecer no Plano e Relatório de Coordenação de Curso.

 

O PPGP-Ge também tem forte atuação na Gestão da Educação Superior. Portanto, são destacados alguns EGRESSOS(AS), titulados(as), que poderiam ser considerados(as) exemplares em termos da missão e do perfil do Programa.

 

1) EGÍDIO DE OLIVEIRA FILHO: COORDENADOR DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA – Universidade Cruzeiro do Sul/ Universidade Cidade de São Paulo. Tem a função de função de: gerar, convergir, sistematizar, analisar e divulgar informações de diversas naturezas de acordo com as necessidades da Unicid, contribuindo para a qualificação do processo acadêmico nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão e do processo técnico administrativo, garantindo, no papel dos processos avaliativos, a articulação necessária com/entre as comunidades interna e externa e com os mecanismos regulatórios do Estado.

 

2) NOEMI DE SOUZA PAIVA SALESE: PROCURADORA INSTITUCIONAL – Universidade Cruzeiro do Sul. Tem a função de: atuar como canal de interlocução entre a Instituição e o Ministério da Educação para as funções de Regulação, Supervisão e Avaliação do Ensino Superior no âmbito do SINAES, prestando informações institucionais no sistema de tramitação eletrônica dos processos de regulação no sistema e-MEC, conforme Portaria Normativa nº 40/2007/MEC, pelo Decreto nº 5.773, de 09 de maio de 2006; acompanhar o processo de participação da IES no ENADE, fazendo o recebimento e disseminação das informações oficiais provenientes do INEP; coordenar a inserção de informações nos sistemas do governo, tais como Censo da Educação Superior; prestar informações em nome da UFFS, quando solicitadas pelo MEC e seus órgãos vinculados, principalmente pela Diretoria de Regulação e Supervisão da Educação Superior e suas Coordenadorias, e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 

3) ROSA MARIA DA ROCHA NEVES MACHADO: COORDENADORA DE SECRETARIA ACADÊMICA DA FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIO: Tem a função de: organizar os registros e documentos acadêmicos, assim como, gerenciar e supervisionar as demandas de contexto acadêmico administrativo do setor, dando valor legal a toda a documentação expedida pela instituição. Participou na reestruturação institucional em atendimento a transferência de mantença que originou a Faculdade FIA de Administração e Negócios, no que se refere aos processos educacionais, fluxo das atividades, atendimento ao público interno e externo, interface com MEC e Comissões de Avaliação, na renovação de reconhecimento do curso de graduação e recredenciamento institucional. Há treze anos prestando assessoria à Diretoria Educacional quanto à legislação educacional da educação superior, na instrução de processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, recredenciamento institucional, informações para o INEP, e-MEC, Censo, Enade, na função de Procurador, Pesquisador e Recenseador Institucional da IES.

 

4) ANDRÉA GONÇALVES MARIANO SOUZA: COORDENADORA DE SECRETARIA GERAL DA UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (UNIVESP). Tem a função de: coordenar as operações acadêmicas da Secretaria de Registro Acadêmico nas frentes de relacionamento com os alunos, organização dos processos de matricula, relacionamento e orientações aos polos de apoio presencial, ações pertinentes ao registro escolar dos alunos, confecção de documentos, gerenciamento dos processos de rematrícula e auditoria com a finalidade de fechamento dos cursos (colação de grau e emissão do diploma); realizar assessoria nos processos regulatório do Ministério da Educação (Enade, Censo, credenciamento institucional, outros) e do Conselho Estadual de Educação (reconhecimento de cursos, outros).

 

5) SANDRA REGINA GOMES PERESTRELO DANTAS: GESTORA DA FACULDADE PASCHOAL DANTAS CAMPUS SÃO MIGUEL: É sócia administradora da Faculdade Paschoal Dantas, que é uma instituição de ensino que busca a formação educacional e profissional em seus cursos oferecidos e marca presença no atendimento da demanda da sociedade brasileira por mais educação superior. É coordenadora do Curso de Pedagogia e da Pós-graduação Lato Sensu em Legislação Educacional.